APRESENTAÇÃO


INTRODUÇÃO

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) nasceu em 1978 na Arquidiocese de Olinda e Recife, germinou nas comunidades periféricas do Recife – PE carregando na história do seu surgimento as sementes jogadas pelas juventudes perseguidas na ditadura militar brasileira. É uma das pastorais de juventude reconhecida pela Igreja Católica no Brasil, específica, que integra a CEPJ (Comissão Episcopal das Pastorais de Juventude do Brasil), vinculada à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A partir de seu nascimento, a PJMP espalhou-se por todo o país articulando, animando e evangelizando os/as jovens. O chão da PJMP é o da juventude empobrecida das periferias que são duramente marginalizadas pela falta de emprego, de uma educação de qualidade e das necessidades básicas de sobrevivência humana, mas que assume a sua identidade e está consciente de sua realidade social, buscando maior engajamento e participação na construção da cidadania.

Uma das principais formas de articulação da Pastoral da Juventude do Meio Popular são os trabalhos com os grupos de jovens. Quando a juventude se organiza em pequenos grupos, torna-se mais forte. São nos pequenos grupos de jovens que as juventudes crescem na sua espiritualidade, no seu olhar crítico perante a sociedade e no seu maior engajamento na comunidade. Nos encontros dos pequenos grupos, os/as jovens procuram refletir e debater, criando processos e ações concretas que transformam a sociedade. É com essa inspiração, que a PJMP atua incessantemente na articulação desses grupos de jovens, no acompanhamento sistemático e contínuo das juventudes, na formação integral de todas as dimensões juvenis e no fortalecimento da vida em grupo jovem.

A Pastoral da Juventude do Meio Popular da Arquidiocese de Olinda e Recife, por intermédio da sua comissão arquidiocesana e dos incentivos do nosso arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, e seu auxiliar, Dom Limacêdo Antônio, elaborou o Ano Missionário “Juventude do Meio Popular: Missão, Protagonismo e Ternura”, ferramenta que visa escutar, compreender e encantar os/as jovens do meio popular em seus respectivos grupos de jovens para questões pertinentes ao mundo juvenil de hoje.


JUSTIFICATIVA

São inúmeras as demandas no campo juvenil que precisamos atender enquanto pastoral, e o Ano Missionário “Juventude do Meio Popular: Missão, Protagonismo e Ternura”, além das próprias ações missionárias, abordará quatro eixos temáticos que estão dentro das linhas de atuação da Pastoral da Juventude do Meio Popular. Por tanto, os trabalhos desenvolvidos em cada eixo temático, ao longo do Ano Missionário (2018-2019), servirão para dar os primeiros passos na direção em sensibilizar, despertar e conscientizar os/as jovens do meio popular. Na conclusão do projeto, as atividades serão sistematizadas e gerarão orientações e diretrizes que transformarão os eixos temáticos em bandeiras de lutas permanentes da PJMP na Arquidiocese de Olinda e Recife. O projeto pode ser, metaforicamente, resumido como aquele riscar do palito de fósforo que produz a chama para acender a lamparina e iluminar a caminhada pastoral.

O cantor/compositor/músico recifense Tibério Azul canta: “O vida pede mais abraço que razão”. Quando menciona sua estrofe seguida pela melodia envolvente, suas palavras não anulam a razão, mas afirmam que na situação atual, onde a nossa sociedade está submetida a retrocessos, precisamos nos abraçar para caminharmos juntos com a razão na construção de um amanhã para todos/as. Dom Helder Camara, que nos enriquece com sua sabedoria, nos fala a mesma coisa de forma profunda, nos mostra a saída no construir a partir de uma caminhada conjunta. Ele nos fala: “para além, muito além dos egoísmos individuais, dos egoísmos de classe, dos egoísmos nacionais, é preciso abraçar, sorrir, trabalhar”.

Diante dessa reflexão e de uma análise profunda da sociedade, do mal que assola a classe popular e que agride os nossos direitos, e fazendo um paralelo com a atual estrutura e organização da Pastoral da Juventude do Meio Popular da Arquidiocese de Olinda e Recife, fomos convidados a cair em missão e atendemos esse chamado. Queremos sair das estruturas que nos fecha e peregrinar pelas comunidades, Paróquias e Vicariatos de nossa Arquidiocese, a fim de semear entre as juventudes periféricas o nosso jeito de ser e fazer Pastoral da Juventude do Meio Popular.


É com essa missão que: caminharemos juntos/as na construção da Civilização do Amor; aprofundaremos o diálogo a partir da formação do pensamento crítico e gerador de transformação; atenderemos a esse chamado que nos coloca a serviço do bem comum para sermos evangelizadores/as do Projeto de Jesus Cristo; acreditaremos sempre no protagonismo juvenil que nos lança numa Igreja em saída, da qual somos convidados/as pelo Papa Francisco. E, mais uma vez, saudando nosso querido Dom Helder: partiremos em missão e seguiremos em caminhada, deixando pra trás todas as amarras que nos prendem ao individualismo, saindo do “eu”, quebrando a crosta do egoísmo, nos abrindo ao mundo e ao nosso irmão e o encontrando, lançando-nos no amor e no Reino de Deus.


PERÍODO

O Ano Missionário tem como horizonte temporal o segundo semestre do ano de 2018 até do primeiro semestre do ano de 2019. Iniciamos com o lançamento no Ano Missionário em agosto de 2018 e concluiremos com a semana missionária em setembro de 2019.


PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.