TEMA, LEMA, ILUMINAÇÃO BÍBLICA E HINO


Tema: Juventude do Meio Popular: Missão, Protagonismo e Ternura.
Como todo projeto, o tema central dita as orientações gerais que vão modelando as ações. A comissão arquidiocesana da PJMP escolheu como tema do Ano Missionário a seguinte frase “Juventude do Meio Popular: Missão, Protagonismo e Ternura.” Na estrutura do tema estão contidas três palavras que impulsionaram os/as jovens nesse projeto e darão o rosto mais juvenil. 

O protagonismo juvenil é uma das três palavras citadas no tema. Trata-se de um termo bastante utilizado dentro dos espaços de acompanhamento juvenil da Igreja Católica. Entretanto, é o menos posto em prática nesses mesmos espaços. Não podemos falar em juventude sem mencionar o protagonismo juvenil, pois são dois lados da mesma moeda e quando separadas perdem todo o sentido. Dentro da Igreja existem inúmeras pessoas dizendo o que os jovens devem ou não fazer, podem ou não falar, e assim por diante. Muito se fala para as juventudes, mas tão pouco se escutam os/as jovens. Por tanto, enquanto jovens, devemos nos questionar que protagonismo juvenil é esse? Até aonde posso ir com meu protagonismo juvenil? Será que esse protagonismo não deve vim junto com uma boa dose de autonomia juvenil? Enfim... São esses alguns questionamentos que queremos trazer ao colocá-lo como parte do tema. 

Outra palavra é a ternura, colocada como um princípio pastoral do próprio Jesus. A vida de Jesus e seu testemunho de fé não era algo impositivo, não havia espaço para isso. Era um acalanto escutar Jesus falar e fazer através do seu jeito simples de anunciar o amor, carregado de uma ternura sem limites. O Ano Missionário quer chegar aos/as jovens desse mesmo jeito: utilizando-se da ternura como princípio.  

Por fim, temos a missão. Essa palavra refere-se os pés e as bocas do Ano Missionário. Nela reforçamos a identidade da Igreja Latino-americana que está em estado permanente de missão, estando em saída como afirma o Papa Francisco. Por tanto, a Pastoral da Juventude do Meio Popular da Arquidiocese de Olinda e Recife, “uma Igreja jovem e popular”, tem como missão ser sinal de anúncio da Boa Nova e de denúncia todas as formas de injustiças causadoras das violências que atingem as juventudes, principalmente as periféricas. 


Lema: Juventude missionária, inquieta e solidária.
O lema “Juventude Missionária, Inquieta e Solidária” serve para dar consistência e ajudar a aprofundar ainda mais o tema proposto. Extraído da música “Juventude Missionária” do cantor e compositor Zé Vicente, feita em 2016, retrata uma juventude profética, fraterna, justa e em saída, construtora da civilização do amor. Pensando nesse simbolismo e significados que a canção nos oferece, definimos como o hino do Ano Missionário, ajudando na animação pastoral.


Iluminação bíblica: Ai de mim, se eu não evangelizar. (1 Cor 9,16). 
Como iluminação bíblica seremos inspirados/as pela carta de São Paulo a comunidade de Coríntios que nos convida a atender ao chamado de evangelizar e a anunciar a boa nova, o Cristo que nos liberta. Iluminados/as pela citação “Ai de mim se eu não evangelizar” (1 Cor 9, 16), somos convidados/as, a exemplo de Paulo e os demais apóstolos, a atender os apelos de hoje: evangelizar em meio a realidade que nos agride e nos desafia. Sabemos que quando nos colocamos a serviço desses apelos, os desafios da caminhada podem ocasionar perseguições, insultos, ameaças de mortes e martírio. Mas, anunciar o Evangelho é proclamar a Boa Nova feita e dita por Jesus Cristo. Por esse fato, colocamo-nos em missão.


Hino: Juventude Missionária
Compositor: Zé Vicente
CD: Zé Vicente da Esperança

Do Reino da Justiça, alegres mensageiros, 
Profetas, companheiros, vivendo pela paz. 
Em Cristo batizados, ao mundo enviados, 
Nós somos missionários do amor que Deus nos traz! 

Juventude Missionária Inquieta e Solidária! 
Juventude Missionária Inquieta e Solidária! 

Nós temos nossas mãos e os corações abertos 
Pra, no momento certo, fazer o amor brilhar. 
A fé nos enriquece, servindo a gente cresce, 
Aos pobres e excluídos, queremos nos doar! 

Um mundo nós sonhamos, sem muros,
sem fronteiras, Sem ódios, sem barreiras,
sem preconceito e dor. A terra-mãe cuidada,
a vida respeitada, Culturas dialogando e revelando o seu valor! 

Na Rede da Irmandade, na juventude em festa, 
De Deus se manifesta a graça, a compaixão! 
Unidos com Maria, fiéis a cada dia, 
Alegres celebremos nossa vida em missão!
PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.