Semana da Cidadania


A Semana da Cidadania é:
  •  Uma atividade permanente criada pelas Pastorais de Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJMP, PJR);
  • Uma ação ligada à dimensão política;
  • Uma atividade do/a discípulo/a missionário/a de Jesus;
  • Um modo concreto de manifestarmos como cristãos/ãs nossa fé na vida, nossa crença no protagonismo dos/as jovens;
  • Parte de um processo dos grupos organizados que desejam ir ao encontro dos outros/as jovens para anunciar a vida para todos/as e vida em abundância.
Nessa Semana passamos a refletir e discutir grandes temas sócio-plíticos-ambientais com materiais e perguntas para conduzir os/as jovens no protagonismo social a partir de um conhecimento crítico e uma vivência em um Cristo Libertador. 

Semana da Cidadania 2016

Por compreender que a construção do Bem Comum exige que, enquanto cristãos, façamos uma opção radical pelos/as pobres, nossa ação transformadora precisa se unir à luta dos injustiçados e das injustiçadas do sistema, dos excluídos e das excluídas do processo chamado “desenvolvimento do país”, dos e das que não têm acesso aos bens e aos meios de produção e de sobrevivência, propondo e dinamizando uma nova forma de se viver. Ousamos assumir e ecoar o pedido que o papa Francisco fez junto aos movimentos populares, em outubro de 2014: “nenhuma família sem teto; nenhum camponês sem terra; nenhum trabalhador sem direitos!”



Semana da Cidadania 2015

A Semana da Cidadania de 2015 nos convida a refletir sobre um assunto muito relevante em nossos dias: A comunicação.
Animados e animadas pelo Tema "Juventude, Mídia e Sociedade", e inspirados pelo lema, "A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e vinho bom pela alegria" (Papa Francisco), somos convidados e convidadas a rezar a iluminação bíblica: "Anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade" (Mc 16, 15b).

BAIXE O MATERIAL DA SEMANA DA CIDADANIA 2015


Semana da cidadania 2014 

Motivadas pela 5º Semana Social Brasileira e pelas manifestações que explodiram no Brasil em junho de 2013, as Pastorais da Juventude do Brasil (PJs) lançam a Semana da Cidadania de 2014 fortalecendo a luta pela transformação do sistema político e social brasileiro.
O tema “Juventude na luta pela reforma política” nos remete às várias manifestações que sempre foram parte da história das PJs e da CNBB. De maneira especial, reapresenta o desejo que todos e todas temos de melhorar a vida do povo brasileiro, entendendo que isso só será possível se tivermos uma Política limpa e transparente. A 5ª Semana Social Brasileira, realizada também em 2013, nos provocava a cerca do “Estado para quê e para quem?”, e fortaleceu necessidade de refletirmos em todas as camadas da sociedade o modelo de Estado que temos: um modelo que gera desigualdades sociais profundas e sujeitos corruptos, que só pensam em se perpetuar no poder, não atendendo os clamores do povo e executando seu verdadeiro papel em uma sociedade justa e democrática.
Com o lema “É hora de transformar o que não dá mais”, verso da músicaMomento Novo, as Pastorais da Juventude querem convocar toda a juventude brasileira a unir forças no debate por um novo modelo de sociedade, que garanta acima de tudo justiça e dignidade a todos e todas, tendo como ponto de partida a reforma, urgente e necessária, do sistema politico brasileiro.
Motivados pelas bem-aventuranças, “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6), nós ousamos dar passos firmes na construção da Civilização do Amor.

BAIXE O MATERIAL DA SEMANA DA CIDADANIA 2014 

Semana da Cidadania 2013

A defesa da vida da juventude sempre foi pauta dos trabalhos e ações desenvolvidas pelas Pastorais da Juventude, por isso, neste ano em que a Campanha da Fraternidade trabalhou como tema: Fraternidade e Juventude queremos evidenciar ainda mais a defesa da vida, dizendo não à redução da maioridade penal, por entendermos que esta mudança na lei permitirá que mais vidas sejam comprometidas em sua formação integral.
A sociedade, por conta do aumento da participação de adolescentes e jovens em delitos e crimes noticiados diariamente acaba por acreditar que esta proposta responderá a este problema social.
Porém, entendemos que somente com a efetivação das políticas públicas, melhorias no acesso à educação, à saúde, ao emprego, ao lazer, etc,permitirão a mudança tão sonhada nos índices de criminalidade que envolve a juventude. Seguindo ao Cristo Jovem, que não temeu os doutores da Lei, também nós, jovens das Pastorais da Juventude, não tememos em dizer que somos contra a redução da maioridade penal.

BAIXE O MATERIAL DA SEMANA DA CIDADANIA 2013 

Semana da Cidadania 2012

A Campanha da Fraternidade 2012 (CF) neste ano nos propõe um caminho de reflexão bastante ousado – “Fraternidade e Saúde Pública”. Um tema que exige conversão e mudança de mentalidade. A vida é o maior presente que Deus deu ao ser humano, assim somos convidados a ampliar a solidariedade com o enfermo, no cultivo de uma vida saudável e no compromisso com a garantia do direito a um bom sistema de saúde pública de qualidade.
A Semana da Cidadania (SdC) se soma à CF. Com o tema “Saúde Alimentar” propõe que a juventude, nos seus diversos espaços, reflita sobre as práticas de cuidado consigo, com os outros e com planeta, práticas que geram Bem Viver. A idéia do Bem Viver, fruto da sabedoria
dos povos indígenas, nos aponta um modo de vida diferente, não o do consumismo e do individualismo, mas o da integralidade da vida, com uma espiritualidade comunitária e ecológica.

PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.