Semana do Estudante


Em todo Brasil, no dia 11 de agosto , comemora-se o dia do/a estudante e para que os diferentes grupos de jovens, que se reúnem nos diversos espaços em que são presença, possam refletir e comemorar este dia, desde 2003, tem sido feita a SEMANA DO/A ESTUDANTE como atividade permanente promovida pelas quatro Pastorais de Juventude (PJ, PJE, PJMP, PJR) e coordenada pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).

Cada ano, a SEMANA DO/A ESTUDANTE põe em evidência uma realidade e discute seus diferentes aspectos proporcionando maior engajamento dos estudantes no que diz respeito à sua escola, às questões da educação e da sociedade em geral.Daí, que já foram refletidos, entre outros, temas que evidenciam, sobretudo, os direitos da juventude estudantil, procurando, desse modo, dar visibilidade à juventude por meio de suas diferentes experiências.


Semana do Estudante 2016

Em sua 14ª edição, a SdE traz como tema “Juventude e direito à educação”, como lema “Educação libertadora constrói nossa Casa Comum” e como iluminação bíblica a passagem de João 8, 32b: “E a Verdade libertará vocês”.
O objetivo principal é que ela aconteça dentro da escola, pois trata de temas especificamente estudantis e visa uma maior participação e conscientização dos estudantes.
A arte do cartaz é de autoria de João Carlos Teixeira Junior, de São Paulo.
Segundo o artista, a inspiração para o cartaz da Semana do Estudante veio com os movimentos de ocupações das escolas públicas em São Paulo e em diversos locais do Brasil. “Quis manter uma lógica, uma sequência, uma certa continuação da estética e semântica do cartaz que fiz para a Semana da Cidadania, de abril”. 
“Nas ocupações, os estudantes protestam, lutam, reivindicam, mas limpam e realizam pequenos reparos nas unidades ocupadas. As mãos que empunham bandeiras e faixas, que pleiteiam lutas legítimas como terra, teto e trabalho [lema do evento], são as mesmas que consertam as escolas, protagonizam seu próprio futuro, constroem uma educação libertadora”, conta o artista.
A Semana do Estudante ocorre, neste ano, de 06 a 13 de agosto, e contará com um subsídio de formação, para ser estudado e celebrado nos grupos de base de todas as Pastorais pelo país.



Semana do Estudante 2015

Em sua 13ª edição, a temática da Semana do Estudante 2015 nos apresenta três elementos: juventude, escola e sociedade. O próprio tema, ainda, nos mostra que não são realidades isoladas e distintas entre si; pelo contrário, estão em um relacionamento constante e em movimento.
Ainda, somos convidados a refletir "onde está nosso irmão?" (cf. Gn 4, 9). Como nossos jovens são retratados pela mídia para a sociedade? Em tempos de discussão sobre diversos fatores que atingem a vida da juventude, como a redução da maioridade penal, será que esses veículos de comunicação têm promovido um justo debate, valorizando a vida dos jovens?
O pluralismo de carismas e metodologias de trabalho pastoral com os jovens, vivido na unidade, fortalece a ação evangelizadora e encontra nesta obra motivações e orientações.

"É preciso jovens que deixem arder dentro de si o amor de Deus e respondam generosamente a seu urgente chamado, como fizeram tantos jovens, beatos e santos do passado e também tempos recentes"¹.
¹ BENTO XVI. Mensagem aos jovens do mundo por ocasião da XXIII Jornada Mundial da Juventude, 2008.



Semana do Estudante 2014

Neste ano, a SdE apresenta como tema Participação Estudantil na construção do Projeto Popular para o Brasil.
Mas o que seria um Projeto Popular? Segundo o movimento Consulta Popular, é a força social do povo brasileiro organizada, “lutando para executar seu programa político de mudanças estruturais na sociedade”. Portanto, “é um projeto que organiza o uso de sua capacidade criativa e produtiva, tendo em vista atingir um futuro desejado”.
E quem pode ajudar a construir o Projeto Popular para o Brasil? Todo mundo! Mas o convite, agora, se estende principalmente a nós, jovens estudantes! Por isso, nesta edição da SdE 2014, trazemos como lema: “Eu vou a luta é com essa juventude que não corre da raia à troco de nada”. Isso, porque o próprio Jesus uma vez nos disse “Vós sois o sal da Terra e a luz do mundo!” (Mt 5, 13-14). Com isso, Ele nos deu, por sua autoridade, o espírito protagonista e a força de vontade necessários para a luta na construção da Civilização do Amor que tanto sonhamos. O Papa Francisco, seguindo o convite ao Reino, feito por Cristo Jesus, também nos enviou: “Ide, sem medo, para servir!”.
Por que a participação Estudantil é importante? Segundo o site do movimento Levante!, “construir um Projeto Popular passa pela luta por mudanças profundas na educação brasileira, que garanta mais investimentos e condições de acesso, permanência e conclusão da formação. E, principalmente, nossa educação deve servir para estimular o questionamento, e não a acomodação, para que o povo brasileiro se torne protagonista de sua própria história”.
Considerando a força das juventudes de agir, de querer e de caminhar, é que devemos lutar por mudanças substanciais na educação, que nos serve de ponto de partida para todos nós.
Essa Semana deve servir como um exercício ousado de cidadania que nos proponha a exercitar o protagonismo, para que nós, jovens estudantes, possamos assumir o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto sonhamos, a partir do sagrado chão que é a Escola.


BAIXE O MATERIAL DA SEMANA DO ESTUDANTE 2014

Semana do Estudante 2013

A Semana do Estudante (SdE) vem marcando a história do Brasil. Os estudantes sempre nos provocam a buscar o saber. O saber que tem como prioridade uma educação de qualidade e que coloca a pessoa humana (jovem) como prioridade da sociedade.
No ano de 2013, a SdE traz como tema: “juventude e educação”. Esse tema é profundamente importante num país que há muitos anos não investe adequadamente em educação, que é a base para o desenvolvimento do jovem e garante uma sociedade capaz de se desenvolver com dignidade. Um país que investe em educação contribui para a construção de uma sociedade igualitária, justa e fraterna.
No Brasil, os jovens têm ido às ruas reivindicar direitos e expressar sua insatisfação com políticas públicas que ainda não saíram do papel. Entre as reivindicações, estão as que destacam a formação integral dos jovens brasileiros. 
A educação, nessa perspectiva, vai além da aprendizagem. É obra que deve brotar do coração, pois os governantes devem escutar os destinatários da educação: escutar seus sonhos e dificuldades. Devem também perceber que a educação envolve cultura, lazer, esporte, saúde, moradia. A juventude brasileira esperar essa educação.
Jesus Cristo, em discussão com os doutores da lei (Lc 2,46-47), expressou sua preocupação com o ser humano em sua totalidade. Mostrou ainda que adolescentes e jovens trazem em si uma sabedoria transformadora, que leva os adultos a mudar seus conceitos e convicções.
Desta forma, desejamos que esse material chegue a todos os espaços da cidade e do campo e faça com que educando e educadores avancem na busca de uma formação de qualidade para o bem e o desenvolvimento integral da juventude brasileira.

BAIXE O MATERIAL DA SEMANA DO ESTUDANTE 2013

Semana do Estudante 2012 

Este ano a Semana do Estudante ao abordar a “Civilização do Amor” quer reafirmar o compromisso com todos/as estudantes que não têm espaço, nem voz e nem vez de lutar por uma educação de qualidade que possa libertá-los\as de todas as amarras que atravancam o processo educacional em nosso país.
O texto bíblico de 1o. Coríntios 1,18-31, aponta que “a loucura de Deus é mais sábia do que os homens e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. No rosto dos/as jovens se encontra o rosto de Deus, dessa forma os/as jovens são sábias, fortes e possuem a graça que vem de Deus para lutar por uma Educação Libertadora.

BAIXE O MATERIAL DA SEMANA DO ESTUDANTE 2012


Semana do Estudante 2011

No ano de 2011, a SEMANA DO/A ESTUDANTE traz como tema as Juventudes Negras e Indígenas e, nos convidando a refletir sobre estas juventudes como comunidades de resistência. Resistência que pode ser percebida na ação de muitos jovens negros/as e indígenas que não se deixaram/deixam influenciar pelas diferentes vozes sociais que gritam em seus ouvidos, através da televisão, das revistas, das músicas, das roupas, dos sapatos, numa tentativa de distanciá-los da preservação de sua cultura. Uma resistência que se tece no próprio dia a dia, construindo e reconstruindo as formas próprias de viver, crer, de educar e de conceber a vida. O lema também anuncia que os tambores e cirandas são sinais de vida e a força que brota destes símbolos conduz os caminhos desta juventude, o que implica a construção de outras formas de pensar e de agir, mesmo estando imersos numa sociedade que, a todo momento, promove o desaparecimento da cultura destes/as jovens.
SEMANA DO/A ESTUDANTE 2011 torna-se mais uma oportunidade para que possamos refletir sobre esta grande parte da nossa juventude que é invisível e, como tal, encontra-se à margem da sociedade nas suas diferentes possibilidades de participação. Estão à margem porque são excluídos/as dos diversos espaços participativos, fato que gera conflitos nos diferentes rincões do nosso país.
Convidamos, a juventude estudantil e demais organizações juvenis para a vivência desta semana, a qual está baseada na grandeza e na riqueza do povo Latino-Americano, neste momento, em particular, dos/as jovens negros/as e indígenas. Seres de multiplicidade, de mística, de uma história ancestral e que trazem marcas que não podem ser esquecidas sequer desconsideradas no tempo, pois são grupos que têm suas histórias entrelaçadas à história do nosso país e de toda a América Latina. Queremos ser jovens e olhar para a realidade, as experiências de fertilidade, solidariedade, indignação, comunicação e anúncio de nova vida e de alegria do povo negro e indígena.
Desejamos que essa reflexão sobre a juventude negra e indígena possa provocar novos/as apaixonados/as pela causa da vida. Não ser só herdeiros, mas multiplicadores das utopias andinas, presente na “Terra sem males” tupi-guarani, na “República Negra” dos Palmares, no movimento de Canudos e do Contestado, na República Indígena Mapuche, na Civilização do Amor, sonhada e desejada pela juventude. Todas essas expressões de comunidades de resistência das culturas, do povo negro e indígena para a história do país, contra todas as formas de exploração, preconceito, racismo, dominação e imposição de ideologias que não promovem a vida.
A juventude conserva um fundo de saudável rebeldia, pode construir uma nova mentalidade, com novas opções pela defesa da vida, forma sadia de resistência aos embates de uma cultura dominante que, a cada passo, ameaça a integridade de sua cultura e, inclusive, da própria existência humana.

PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.