Dia Nacional da Juventude


O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, "a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O DNJ é o principal evento das Pastorais da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.

O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

A realização do DNJ acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa ou a celebra em domingo posterior.



Dia Nacional da Juventude 2016


O Dia Nacional da Juventude (DNJ), sempre procurou apresentar à sociedade, de modo especial às juventudes, um caminho em que a dignidade humana é parte fundamental para que haja vida plena.
Neste ano de 2016 os encontros de preparação para o DNJ têm como tema: "Juventude e Nossa Casa Comum" e o lema retirado do Livro do Profeta Isaías: "Vou criar novo céu e nova terra" (Is 65, 17).
Inspirados na Encíclica do Papa Francisco "Laudato Si': sobre o cuidado da nossa casa comum" queremos ser o portadores e protagonistas de nossa Casa Comum, que "clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou" (Laudato Si', nº 2).
Neste ano, os livretos e cartazes do DNJ foram elaborados e impressos pelo Centro de Cursos de Capacitação da Juventude (CCJ).




 Dia Nacional da Juventude 2015

Neste ano de 2015, a juventude recebe um convite especial para as reflexões dos 30 anos de DNJ, que partem do tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: Igreja e sociedade”.

O Concílio Ecumênico Vaticano II ensina a todos a serem ativos, criativos, construtores da sociedade. Essa presença dos cristãos, jovens cristãos, na sociedade recordam dois documentos importantes do Concílio: Lumen gentium (Luz dos povos) e Gaudium et spes (Alegria e esperança). O lema do DNJ 2015, “Juventude construindo uma nova sociedade”, deseja recordar a presença dos jovens cristãos na sociedade.




Dia Nacional da Juventude 2014

A Comissão Episcopal Pastoral para Juventude da CNBB, lançouo subsídio para o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2014, que tem como lema “Feitos para ser livres, não escravos”, retomando a temática do tráfico humano, abordada na Campanha da Fraternidade.
São sugeridos momentos preparativos e celebrativos, que podem ser adaptados à realidade e espiritualidade de cada grupo, além de fomentar a reflexão e pistas de ação para o combate ao tráfico de pessoas.


BAIXE O MATERIAL DO DNJ 2014






Dia Nacional da Juventude 2013


  
O tema deste ano é “Juventude e missão” e o lema “Jovem: levanta-se, seja fermento”. O DNJ 2013 quer propor um caminho missionário para os jovens da igreja do Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desenvolveu um texto base como subsidio para os grupos, pastorais, movimentos, comunidade e congregações que trabalham com a juventude e pretendem participar do DNJ. Os temas do material seguem três eixos: pessoa, comunidade e Igreja. Ele propõe a realização de encontros, dinâmicas, reflexões e atividades preparatórias, além de sugerir vídeos e apresentar orações.

“No Novo testamento há dois modelos missionários que se completam. No primeiro modelo, apresentado em Mt 28, 16-20, Jesus envia seus apóstolos para fortalecer a consciência missionária, saindo ao encontro daqueles que não creem em Cristo. No segundo modelo, de Lc 4, 16-21, na sinagoga, Jesus fala da necessidade de responder adequadamente aos grandes problemas da sociedade na qual se está inserido. O desafio é trabalhar os dois modelos de maneira que se complementem, evitando assim o reducionismo”, diz o texto base.

O DNJ deste ano é especial. Com a realização, em julho, da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil e devido à Campanha da Fraternidade 2013 ter como tema “Juventude e Fraternidade”, ele acontece com a missão de reafirmar essa relação próxima entre os jovens e a Igreja.
Dia Nacional da Juventude 2012
No mês de outubro celebramos mais um Dia Nacional da Juventude – DNJ, que neste ano de 2012 traz como tema: “Juventude e Vida” e o lema: “Que vida vale a pena ser vivida?”, inspirado na iluminação bíblica: “Eu vim para que todos tenham vida” (João 10,10). É tempo de reunir as diferentes expressões de juventude, em diferentes espaços, como Igreja, praças, escolas, ginásios de esportes, ruas etc.

A reflexão será norteada pelos encontros que constam no subsídio DNJ 2012: 1) Realidade Juvenil: qual vida nós jovens temos vivido? 2) O que temos feito para transformar a realidade? 3) Que vida vale a pena ser vivida?

A Igreja, ao longo dos anos, tem buscado dar respostas a essas perguntas dos jovens. O Concílio Vaticano II (1968, n. 1.376), no Decreto Apostolicam Actuositatem apresenta a cultura juvenil como uma influência da maior importância na sociedade moderna. As circunstâncias da vida dos jovens, a mentalidade e as próprias relações com as famílias estão profundamente mudadas. É preciso assegurar o direito à vida para todos os jovens.
PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.